Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Porte de arma - Pedido de vista adia a aprovação do parecer do projeto que revoga Estatuto do Desarmamento

Publicado por Aderaldo Junior
há 9 anos

Quinta-feira, 11 de dezembro de 2014.

A comissão especial que discute o projeto (PL 3722/12) que revoga o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03) iniciou a apreciação do parecer com a leitura pelo relator, Deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), e durante a discussão o deputado Sandro Mabel – PMDB/GO requereu vista e adiou a apreciação da matéria. A comissão especial já convocou sessão para dar continuidade a apreciação para o próximo dia 17/12 as 13h em local ainda a definir.

Cajado ressaltou que o objetivo de seu relatório não é revogar o Estatuto do Desarmamento, mas achar um meio termo entre o que a lei determina hoje e o que a população deseja em termos de direito à defesa de sua segurança. Ele lembrou que o referendo realizado em 2005 mostrou que cerca de 65% da população rejeitavam a linha mestra do estatuto, que é a proibição da comercialização.

O deputado mantém, em seu substitutivo, a necessidade de renovação do registro das armas, com a repetição dos procedimentos exigidos para a compra, como exames psicológicos e cursos para uso. Na avaliação do parlamentar, não é admissível que alguém adquira uma arma e depois não dê mais satisfação.

Cajado, no entanto, aumenta o prazo atual de renovação de três para cinco anos, no caso dos cidadãos comuns. Já integrantes das Forças Armadas e policiais terão que renovar o registro de três em três anos, segundo o relator, para que passem por testes com mais frequência.

Para os Agentes de Segurança o substitutivo apresentado e lido, traz em seu Artigo 49, IV, C, a autorização do porte a categoria, vejam.

Art. 49. O porte de arma de fogo é, na forma da regulamentação desta Lei:

IV – de validade em âmbito nacional, nos calibres de uso permitido ou restrito, concedido aos:

C) servidores dos tribunais do Poder Judiciário e dos órgãos dos Ministérios Públicos da União e dos Estados, que efetivamente estejam no exercício de funções de segurança;

  • Sobre o autorEstudante
  • Publicações24
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações154
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/porte-de-arma-pedido-de-vista-adia-a-aprovacao-do-parecer-do-projeto-que-revoga-estatuto-do-desarmamento/159367460

30 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sou servidor público federal. Fui militar do Exército por mais de 20 anos e meu pedido de porte de arma se arrasta há quase 2 anos. Tudo porque a legislação limitou o direito de porte de arma ao cidadão honesto.

Enquanto isso, a bandidagem posa para fotos armados até os dentes.

Portar arma seu autorização para um bandido homicida é um reles agravante de uma pena que ele jamais cumprirá nessa vida.

Para o cidadão honesto, é uma mancha na sua ficha. continuar lendo

Ótimo ponto de vista, para o bandido ser pego armado é apenas mais uma agravante, mas o indefeso cidadão comum, se pego, terá maculado sua ficha civil... continuar lendo

Que absurdo 2 anos tentando um porte de arma para um servidor público federal. continuar lendo

O direito de auto defesa, defesa de sua família e do seu patrimônio são garantias já previstas em lei, porém o povo foi iludido com esse tal de estatuto do desarmamento que desarmou somente os cidadãos de bem e armando cada dia mais os fora da lei. Vamos lutar até o fim para que esse estatuto do desarmamento seja revogado e cidadão de bem passa a ter o direito de se defender de uma injusta agressão. continuar lendo

Importante ver a incoerência: há diversas leis que obrigam residências, estabelecimentos comerciais, instituições, carros, caminhões, navios, aeronaves, o que quer que seja, a TEREM EXTINTORES DE INCÊNDIO.

E MAIS, esses extintores são fiscalizados para estarem com validade e carga adequadas!? Por quê, então, os esquerdistas não abolem a obrigação dos extintores e depositam no Corpo de Bombeiros toda a segurança para conter um incêndio?

Ora, ora... a equivalência de assaltos, sequestros e bandidos com incêndios é a mesma, são eventos fortuitos e casuais, para os quais o extintor pode não servir de nada, assim como a arma.

Então, se há a necessidade de um extintor, também deveria se possibilitar a existência de uma arma para defesa pessoal. continuar lendo

Nota histórica: Desarmar a população sempre foi costume de regimes totalitários, como o de Mussolini e Hitler.

Continuando. Armas não matam pessoas. Pessoas é que matam pessoas. O cidadão deve ter seu direito de guarnecer a sua casa com uma arma de fogo. Não podemos assistir os asilos domésticos sendo saqueados pelas horas criminosas que conhecem da lei e dela se aproveitam, sabendo que as pessoas de bem estão cada vez mais indefesas e eles, os bandidos, estão cada vez melhor armados. continuar lendo

Sou contra a concessão desordenada de portes de armas a cidadãos em geral, mas o direito do cidadão possuir uma arma em sua casa ou em seu ambiente de trabalho para fins de defesa pessoal, de seu patrimônio ou de sua família é uma garantia que não lhe pode ser tirada. Infelizmente é o que vem ocorrendo, contrariamente ao que se passa com marginais convencionais. Enquanto os cidadãos são desarmados, os inimigos da sociedade se armam ferozmente.

No demais, concordo com a opinião do nobre colega. Nada mais oportuno para a implantação de um regime totalitário do que desarmar a população.
Com isso, o tirano travestido de governante mata dois coelhos com uma cajadada só no seu insano plano de implantar seu regime de "governo":

1) Desarma a população, deixando-a mais vulnerável e indefesa em caso de uma inevitável resistência armada contra o regime totalitário eventualmente instalado;
2) Deixa o cidadão também desprotegido contra os marginais convencionais, prática que, aliada a outras omissões programadas (desvalorização da família, incentivo à pedofilia, incentivo exacerbado às práticas homossexuais desde a infância, fomento para a prática de conflitos raciais entre brasileiros, impunidade à corrupção, fragilização da defesa interna e externa territorial etc etc) levam à desordem e preparam o cenário perfeito para a implantação da ditadura (comunista e bolivariana).

O pior é que tudo isso é feito sob o manto hipócrita do discurso do "politicamente correto" ou seria "insanamente correto"?

Tudo é encampado "pela defesa dos direitos humanos".

Nunca tantos DIREITOS HUMANOS foram violados sob o pretexto de protegê-los.
Nunca tantos HUMANOS DIREITOS foram prejudicados sob o argumento de se eles se opõem aos direitos que são inerentes à sua própria existência.

Essas contradições ainda vão destruir o que resta de nosso país e acabar por separar o Brasil dos brasileiros ... continuar lendo

O direito de se defender, defender seu lar, sua família e seu patrimônio é um direito inalienável do cidadão ! continuar lendo

Depois do Estatuto do Desarmamento, a criminalidade cresceu assustadoramente; hoje em dia, a bandidagem anda solta, atacando qualquer um em plena luz do dia, porque, sabem que o cidadão comum está desarmado, sem nenhuma defesa; a polícia está despreparada e em número reduzido; no meio rural a coisa anda feia; bandidos assaltam fazendas e roubam tudo; está na hora de acabar com o desarmamento com urgência; voltar a estaca zero; este é o meu parecer! FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO, A TODOS!! continuar lendo